segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

O Vingar ou Não Vingar, Eis a Questão




Quando se torna necessário para uma pessoa se vingar da outra, mas quais as consequências 


O filme “Bastardos Inglórios” dirigido por Quentin Tarantino aponta um sentimento mais enraizado no homem: A vingança. Quando realizado, nos traz uma sensação boa e de bem estar, dando o troco naqueles que nos fizeram mal, pois a pior coisa do mundo é ficar lembrando a toda hora, as cenas quando nos aconteceu algo traumatizante, a mente parece um disco arranhado, nos dando sensações muitos agonizantes, que pode durar dias, meses, anos ou até pelos restos das nossas vidas. E o único antídoto para isso é a vingança.

Um sábio chinês Lao TSE disse: “Evite entrar em confronto com as outras pessoas, evite ao máximo. Mas, quando não der para evitar o confronto, não humilha e não agride seriamente o seu inimigo, porque você poderá deixá-lo com traumas, que mais tarde pode vingar de você”.

Igual uma história de um rapaz de 18 anos agrediu seriamente um homem, só deu tapas na cara dele e esse homem ficou com traumas terríveis e nunca tinha se esquecido desse evento. Depois de 20 anos, esse homem se vinga, matando o seu agressor, que estava com 38 anos de idade. Moral da história tem que evitar deixar traumas nos outros.

Às vezes a vingança vem de forma coletiva, por exemplo, um negro americano com 80 anos de idade, provocou brigas raciais numa cidadezinha nos Estados Unidos. Ele conseguiu jogar a sua paranóia e traumas em cima dos outros negros, porque ele tinha sido vitíma de discriminação quando era criança. O problema do racismo já estava resolvido nessa cidade, mas por causa de uma pessoa, voltou tudo como era antigamente. As pessoas não sabem, mas existe absorção das paranóias alheias.

Por exemplo, existem mulheres que sempre foram bem tratadas pelos namorados, maridos, noivos e ficantes, nunca sofreram maus tratos, mas ao mesmo tempo tem um ódio mortal dos homens, porque ela escuta ou escutava histórias tristes de outras mulheres, que são vítimas de homens cruéis, e acabaram absorvendo os traumas e paranóias dessas mulheres.

Como diz o ditado chinês “Para realizar uma vingança, têm que preparar dois túmulos”. Vingança é bom, nos dá uma sensação boa e de justiça, mas não esquecem que o outro lado também pode vingar novamente. 

A vingança sempre tem o seu preço, não adiante fazer leis rígidas, se um indivíduo cismar que vai fazer, vai fazer mesmo. Evite provocar trauma no outro e se quiser se vingar esteja preparado para ir ao túmulo também, ou esteja preparado perder um membro da sua família, porque muitos vingadores não se vingam nos seus agressores e sim na sua família, nos seus filhos, netos, mãe e pai, porque no fundo ninguém quer ficar no prejuízo.

Trabalho sobre o feminismo
http://www.marcioconsciencia.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário