terça-feira, 28 de maio de 2013

Jornalismo: respondendo aos leitores


Poderia contar mais detalhes sobre as manipulações que o(a) professor(a)te ensinou?
Gostaria de te dizer também que hoje a tarde o seu blog estava fora do ar, quando eu tentei entrar me deparei com uma mensagem dizendo que o blog tinha sido excluído, fiquei  desesperado.
Eu comecei a ler seu blog ontem, eu achei muito foda, sonhei até com ele, e hoje a primeira coisa que eu fiz foi tentar entrar no seu blog, mas ele estava fora do ar.
Parabéns aí por esse blog, continue assim!
Blog do Rodolfo
Pior é que tem gente que acredita nesses jornalistas, vide a fama de revolucionário/libertador/mártir Che Guevara, que na verdade é completamente diferente.
Ou do escândalo do Pastor Marcus Feliciano, que é para encobrir Renan Calheiros. (não defendo o pastor, também não gosto dele)
Alexss

 
Excesso de informação pode deixar uma sociedade inteira
com problemas psicologicos

Todos os meios de comunicação na verdade não pertence aos governos, e sim as grandes corporações que mandam no mundo, pois os governantes são apenas “gerentes” das grandes empresas, porque são eles que financiam as campanhas nas eleições. Você acredita que escolhe os seus governantes, se for sim, esta totalmente equivocado, porque quem vence as eleições são aqueles que mais aparecem na mídia, pois existe um marketing totalmente forte para o candidato exaltando as suas qualidades e escondendo os seus defeitos.
Muitas pessoas falam “Os brasileiros têm memória curta!” e todo mundo compra esse discurso, dizendo que o povo é culpado, porque não sabe votar. Mas a verdade não é essa, pois existe no jornalismo uma técnica chamada “Técnica do Esquecimento” que consiste apagar uma notícia com outras notícias, pois tudo que é demasiadamente exposto cairá no esquecimento. Ou seja, com super excesso de noticias uma atrás da outra, no final do dia a pessoa não se lembra de mais nada. Isso é feito de propósito mesmo, não que a população tenha memória curta.

Guerra psicologica visa destruir a sociedade através das emoções
noticiando assassinatos, crimes e mortes.
Com excesso de notícias ruim como tragédia, assassinatos, crimes, estupros, violências, roubos, maltrados de crianças, animais e idosos, com a técnica do medo, a pessoa fica totalmente paralisado desenvolvendo assim uma grande depressão. Supertições geram medos; medos geram traumas; traumas geram bloqueios; bloqueios geram depressão; depressão levam ao suicídio ou loucura. O nome que dá para isso é “Guerra Psicológica”.
Agora não lembro direito os nomes dos livros, já faz muito tempo, que denuncia todos os crimes cometidos pelos meios de comunicação, pois os jornalistas não têm a consciência do mal que faz na sociedade, porque não existe nenhum curso de extensão que explica os efeitos da mídia na sociedade, e isso não é muito explicado pelos cursos de comunicação social, pois tive muita sorte de estudar numa faculdade que explicava muito bem os efeitos da mídia na sociedade.
As vezes os problemas não estão nos jornalistas, o problema esta justamente no editor, que determina que deve ser publicado ou não. O jornalista não manda em nada, é como fosse um soldado, só serve para obedecer a ordens.
O controle da informação é extremamente importante, porque pode derrubar o governo (na verdade nunca derruba, só vão dar mais trabalho a eles) esse controle existe foi por causa da Revolução do Haiti em 1791. Quando a notícia se espalhou pelo continente americano, que os escravos tinham se rebelado no Haiti, os escravos das outras colônias resolveram fazer o mesmo, matando os colonos locais. Foi a partir dai, que houve a extrema necessidade de haver controle da informação.

Efeito hipnotico que a televisão causa, faz perder
totalmente o sendo critico.
No jornalismo existem dois termos chamados “integrados” são jornalistas que defendem com unhas e dentes os meios de comunicação, e os “apocalípticos” são aqueles que falam os meios de comunicação visa somente destruir a sociedade. O jornalismo é mestre dar nome aos bois, na intenção de ridicularizar os seus opositores, por exemplo, “Teoria da Conspiração” e “Apocalípticos” são nomes criados na intenção de criar imagem negativa das pessoas que falam nisso, fazendo a notícia cair no ridículo e no esquecimento. (Aqui se aplica mais uma vez a técnica do esquecimento).
Outra técnica interessante no jornalismo é chamada “Técnica do Paravento” que significa desviar a atenção da população para assuntos banais. Por exemplo, na década de 1990 estava muito na moda realizar leilões de coisas banais, por exemplo, leiloar calcinha, cueca, sutiã, etc de pessoas famosas, e isso provocava discussão na sociedade “Que isso, onde estamos!”, “Isso é falta de cultura!”, etc enquanto estava sendo privatizando as empresas brasileiras e a população estava preocupado com assuntos inúteis.

Muitos ainda têm a imagem tradicional que a mídia é o “Quarto Poder” isso esta totalmente atrasado, na verdade ela é o “Segundo Poder”, obedecendo a seguinte ordem: Primeiro poder é a economia, segundo poder é a mídia e o terceiro poder é o político. Existem livros de jornalismo que chamam os jornalistas de “Cães de Guarda” que serve para proteger a economia (não da população) e os poderosos.

Trabalho sobre o feminismo
www.marcioconsciencia.blogspot.com.br

Um comentário:

  1. Excelente texto.

    Teve radialista aqui de onde moro (Divinópolis -MG), que tem a cara de pau de defender deputado corrupto, algo que foi comprovado.

    Quando o valor do transporte (ônibus) aumenta, por exemplo, so vejo movimento de repudio no Facebook. Nenhuma radio, TV daqui da cidade ou jornal impresso defende o cidadão.

    ResponderExcluir