segunda-feira, 17 de junho de 2013

A Origem das Paixões e Como Superá-lo.


Vida de diversão, satisfação dos sentidos, induz o homem ao 
apaixonamento e se torna escravo de uma mulher.

A vida na sociedade existe uma grande ilusão, que cobre a verdadeira inteligência, pois o sofrimento é a natureza deste mundo material, e qualquer gozo dos sentidos que tentamos alcançar não passam de uma mera ilusão. O processo de trabalhar arduamente para atingir a felicidade não passa de mera ilusão, que são homens que trabalham feito animais para gratificar os sentidos, principalmente nas mulheres.

O gozo material dos sentidos na sociedade, principalmente amizade e amor é comparado com uma gota d’agua caindo sobre o deserto. São necessários oceanos d’agua para satisfazer o deserto, mas se apenas uma gota d’agua é fornecida, qual é a sua utilidade? Assim são os desejos sexuais, por mais que satisfaçam os seus sentidos sexualmente, nunca irá ficar satisfeito e sempre terá mais necessidade, se tornando prisioneiro das paixões, principalmente das mulheres.

Mulheres bonitas despertam os piores sentimentos nos homens.
A mulher bonita desperta dois sentimentos nos homens, que são o apego e a inveja. O primeiro é quando se encontra apegado na pessoa amada (ou apegado em satisfazer os sentidos) e sofre quando termina e quando não é correspondido. O segundo que é a inveja, ocorre quando um homem vê o outro homem na companhia de uma bela mulher, que consciente ou inconscientemente sente inveja dele. Isso pode ser comparado quando assistimos aos filmes pornôs, porque queríamos estar na situação do ator, mas não esta, por isso, sente inveja “O sentimento de inveja destrói a autoestima do homem”.

Quem se deixa atrair por semelhante desejos torna-se  um condicionado neste mundo material, e quem não sente tal atração alcança a liberação, porque nenhuma entidade viva pode desfrutar do mundo material. Se alguém deseja desfrutar dele, imediatamente torna-se um desgraçado, infeliz e miserável.

Todas as mulheres neste mundo deseja que o seu esposo seja muito influente, rico e poderoso. Neste mundo material tanto homem quanto a mulher querem desfrutar, o macho quer desfrutar de uma bela mulher, e a fêmea quer desfrutar de um homem poderoso e opulento, e a consequência desses atos sempre será a destruição dos ambos.“Sexo sempre foi a principal arma de controle e destruição de massa em todas as sociedades”, mas falar isso para um jovem, ele automaticamente debochará e não dará importância as devidas palavras.

Todos os seres humanos possuem semelhantes desejos materiais (as paixões) por isso chama-se “purusa” que significa o desfrutador. Superficialmente parece que somente a mulher é desfrutada e o homem o desfrutador, mas internamente todos são desfrutadores, logo neste mundo material chama-se ilusão. “As mulheres representam o maior símbolo da ilusão e ao falso prazer, que leva o homem a destruição, quando quer satisfazer os seus sentidos. Não há amor, apenas apego!”



A tradicional literatura védica, ensina como superar as paixões, devido a vida condicionada.


"Todos têm desejos luxuosos dentro de si, e logo alguém é agitado pelo movimento das belas sobrancelhas de uma mulher, o cupido interior imediatamente dispara sua flecha no coração. Assim as sobrancelhas de uma bela mulher fazem a sua conquista rapidamente.

Quando alguém é agitado por desejos luxuosos, seus sentidos são atraídos por toda espécie de “visaya” (coisas desfrutadores como som, tato, forma, odor e paladar). Esses atrativos objetos dos sentidos obrigam-nos a ficar sob o controle de uma mulher. Desta maneira, a vida condicionada de uma entidade viva começa.

Vida condicionada significa estar sob controle de uma mulher, e decerto a entidade viva esta sempre a mercê de uma mulher ou de um homem. Assim as entidades vivas vivem cativadas umas as outras, e deste modo continuam esta vida material condicionada, iludidas por maya".

Srimad Bhagavatam canto 4, capitulo 25

Assim “As paixões se torna um amor doentio da qual é dominado por ele” e isso acontece porque sempre queremos satisfazer os sentidos. De acordo com ensinamento para superar as paixões, o homem deve parar com todas as atividades que satisfaz o sentido, por exemplo, ir as festas, baladas, diversão em grupos, se intoxicar, ou seja, diminuir todas as espécies de diversão, são por causa disso que ficamos condicionados nas paixões. É por causa das diversões que nos levam a ficar dependente de uma mulher, porque sexo é a maior fonte de prazer do ser humano, em que queremos satisfazer os sentidos.  Não existe amor, que existe é satisfação dos sentidos, devido a nossa vida condicionada.

Quando o individuo acredita que somos apenas matéria, que quando morre tudo morre, não acreditando na existência da alma, ele viverá na forma mais miserável de vida, levando uma vida condicionada e a sua punição será as paixões. O sentimento das paixões ocorre devido a vida material que a pessoa leva, nesse caso as paixões é uma espécie de castigo para o ser humano, que viverá as todas as espécies de sofrimentos. Somos alma e não matéria.

Sejam Felizes e Superam as Paixões.

Participem do ask sobre Quebrando os Mitos
http://ask.fm/marciio40

Trabalho sobre o feminismo

2 comentários:

  1. Ótimo texto. Realmente o apego as coisas do mundo destroem a vida do homem.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns cara,que belo texto.Vc poderia fazer um texto mostrando como podemos satisfazer nossa alma.
    Espero que faça mais textos como esse.
    Abraço e continue assim!

    ResponderExcluir