segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Leitores não passam de simples leitores


O perfil da maioria dos leitores
Leitores não passam de passíveis, pior de tudo é quando pensam que tem conhecimento sobre um determinado assunto, leiam e decoram, e depois sai reproduzindo aquilo que viu e ouviu através dos professores, do cientista ou dos meios de comunicações.
Quem aprende as coisas através da televisão, internet, revistas e jornais, mal sabe que é apenas um papagaio inconsciente, porque já recebe a informação já pronta, que não produz nenhum questionamento.
Isso no jornalismo é chamado de “memória artificial”, ou seja, a pessoa é um papagaio inconsciente, onde repete sem conferir as suas fontes. Os jornais, as revistas, a televisão, etc não informam ninguém, porque para ter conhecimento verdadeiro sobre um assunto, tem que fazer estudos específicos e profundos sobre um determinado tema.
A pessoa fala “sou estudante” grande coisa, para mim o estudante é apenas “imagem do cão”, “papagaio inconsciente” dos professores. que repete o que os professores falam. Se fosse estudante de mestrado ou doutorado, até calaria a minha boca, mas nem entrou numa universidade já se coloca como conhecedores do mundo.
Uma coisa que aprendi na antropologia, jornalismo e ciências humanas, que a primeira coisa que morre é a verdade sobre o assunto. Faz uma pergunta aos antropólogos se eles estão preocupados com a verdade, e a resposta será um “Não”, eles estão preocupados em criar realidades, modular a sociedade de acordo com a vontade deles.
O verdadeiro conhecimento pode levar décadas, e mesmo assim o cientista ou professor irá passar aquilo que ele próprio acredita, e não pelo fato em si.
Por exemplo, hoje em dia muitas pessoas acreditam que entendem de psicologia, porque viu uma determinada matéria sobre o assunto e começa acreditar que entende sobre psicologia. Mas o que ele sabe é extremamente superficial, porque os livros de psicologia possuem mil, dois mil páginas sobre o assunto, o mesmo acontece com livros de medicina, que pode levar anos para aprender sobre a matéria.
Só falar que é cientifico, que todo mundo acredita
Porque a manipulação cientifica existe? Porque para aprender um determinado assunto pode levar décadas, então não tem como saber se eles estão sendo sinceros. Podem escrever e publicar qualquer coisa, porque eles sabem, que a pessoa não tem como conferir sobre o que eles estão falando. Credibilidade significa “idolatria da palavra” onde as pessoas são ignorantes, acreditam em tudo porque algum cientista, professor ou algum famoso disse.
Por exemplo, quando uma pessoa lê uma matéria recebe a informação já pronta, mas o leitor não imagina o que aconteceu na hora na hora da entrevista, pois quando o jornalista começa a perguntar e vai se aprofundando, o entrevistado começa a gaguejar, então ele fala “desliga o gravador”. Ele fala “na verdade tudo que disse é mentira, a verdade é...”.
Então o jornalista deve publicar aquilo, que esta no gravador, se escrever diferente baseado naquilo que o entrevistado falou com o gravador desligado, poderá ser processado ou até mesmo perder o emprego. Muitas matérias são pagas e isso se chama “Jabá”.
Uma coisa que a sociedade não aprendeu ainda, tudo é disputa de poder, conquistar a sua mente e coração, pois a ciência e tecnologia também esta relacionado à política. Uns dos significados da cibernética são “controle e poder através da tecnologia” .

Trabalho sobre o feminismo
http://www.marcioconsciencia.blogspot.com.br/

5 comentários:

  1. Ola
    Achei interessantes as materias apresentadas nesse blog.
    Sobre esse tema "leitores não passam de simples leitores",queria saber se você tem alguma sujestão de como eu pideria deixar de ser um simples leitor e saber das verdades mais a fundo?Lendo livros cientificos pesados?Tipo,curso engenharia mas gosto de assuntos relacionados a psicolgia,astronomia e etc.Desde ja,abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para saber um assunto cientifico tem que estudar sobre o assunto, somente a graduação não é suficiente, quando faz pós graduação, mestrado e doutorado verás coisas completamente diferente do que foi ensinado.

      O que se aprende numa sala de aula é completamente diferente do que esta nos livros, e quando participa de conferências cientificas vê coisas completamente diferente, também.

      É extremamente difícil de saber a verdadeira informação, porque tudo na ciência é mentira, é somente para controlar a mente das pessoas. Isso chama "domínio intelectual" que a sociedade obedece sem questionar, porque falaram que é cientifico.

      Por exemplo estou estudando para mestrado de arqueologia, que abrange várias matérias como biologia, botânica, geologia, etc e nesse curso estou podendo ver como tudo foi inventado, porque a ciência quer disputar poder com a religião.

      A maior parte dos livros e das aulas são dedicados exclusivamente para falar mal das religiões, ai você percebe que tudo é mentira, principalmente na ciência.

      Excluir
  2. Quando você diz verdadeiro conhecimento seria a investigação, reflexão que permite você ver o todo, onde todas as suas duvidas já foram respondidas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O verdadeiro conhecimento é saber o que irá acontecer contigo através do estilo de vida que adotou. O mal das pessoas que acreditam que a ciência não mente, a tal ponto que nem tem coragem de questioná-la.

      Os cientistas não aceitam ser questionados, numa palestra ou na aula, questionar um cientista e ele ficar sem fala, ele é capaz de expulsar da sala.

      O que você disse esta certo, mas o trabalho de investigação é muito cansativo, requer tempo e a maioria das pessoas não têm tempo para isso. Mas tenha em mente o seguinte pensamento "Observe o seu modo de pensar, falar e agir se a realidade do dia a dia esta realmente mostrando isso" se esta com duvidas e confuso, esta na hora de rever os conceitos.

      Não acredita numa tese, porque alguém disse que é cientifico, como disse antes a ciência mente, ela quer disputar poder com a religião!

      Um abraço

      Excluir
  3. Tudo que existe dentro da matrix e falso tanto a ciência quanto a religião.

    ResponderExcluir