sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Não somos uma sociedade de imagens e sim de áudio

Quem nunca ouviu a frase “imagens não mentem”, dando uma falsa sensação de realidade, onde pessoas leigas acreditam numa imagem, que é dita como verdadeira. Ao contrário do que se pensa, as imagens sempre estão mentindo, manipulando e distorcendo a realidade, pois quem trabalha com a fotografia sabe-se muito bem, que a imagem não representa a realidade, porque o fotografo irá fotografar ou filmar de acordo com o seu pensamento e selecionar o que irá mostrar.

Condominio de luxo na Barra da Tijuca,
"O Rio de Janeiro só têm milionário"

Por exemplo, se um fotografo ou cinegrafista quiser mostrar o Rio de Janeiro, eles terão duas maneiras de mostrar, o lado rico e o lado pobre. Se filmar somente Barra da Tijuca as pessoas irão pensar “puxa no Rio só têm milionário”, mas só filmar  as favelas irão pensar “porra o Rio só têm favelas”, ou seja, os dois são verdadeiros, depende o que quer mostrar.  Se fotografar ou filmar o norte do país, o estrangeiro irá pensar “No Brasil só tem índio”, se for no sul irão pensar “No Brasil só tem loiros e olhos azuis”. Tudo estão certos, depende o que quer mostrar.
Se mostrar só favela "Porra no Rio
só tem favela!"
Muitas pessoas usam documentários como principal base de estudo, já recebendo a informação pronta, não tendo nenhuma reflexão sobre o assunto, ficando totalmente passivo diante das imagens. Pois quando se realiza um documentário, o roteirista pensa “isso vou mostrar”, “isso não vou mostrar” objetivando sempre como vender melhor o seu peixe.
Imagens sem áudio não significa nada, pois é extremamente difícil interpretar a imagem, que pode ser qualquer coisa, mas se o individuo sabe interpretar as imagens, ele não precisa de um locutor, porque o espectador irá conseguir interpretar as informações. Mas se a pessoa prestar atenção somente ao áudio, não irá saber interpretar as imagens, porque vai receber uma informação pre-concebida, pois todas as imagens pode ser descontextualizada através do áudio. Ou seja, na maioria das vezes, o espectador presta atenção no áudio e muito pouco atenção nas imagens, significa que somos uma sociedade de áudio e não de imagens.
Por exemplo, o surdo quando assiste ao um filme, ele não sente a mesma emoção e sensação de um ouvinte, muitas das vezes as imagens são confusas para ele, se não tiver uma legenda, podendo levá-lo a ter várias intepretações. O que dá vida no filme não são as imagens em si, mas sim a música, porque não existe um bom filme sem uma boa trilha sonora, porque a música ajuda na compreensão do enredo e vai alterando o estado de espírito do espectador. A linguagem sonora é mais importante, que a linguagem visual.
No filme só toca música triste para sentir pena dos americanos
Nos filmes americanos conseguem convencer a população mundial através das músicas nos filmes, porque quando aparece matando toca música de ação, agitada, de heroísmo, etc e quando aparece morrendo  tocam músicas tristes, melancólicos, que comove o espetador. No filme “A ponte do Rio Kuai” onde as tropas americanas foram feitos de prisioneiros pelos japoneses, no filme cada americano morto tocava uma música triste e ao mesmo tempo faziam as imagens dos japoneses como covardes, porque estavam matando um norte americano “desarmado”.  Quando parecia um americano matando mostrava-o como herói, o patriota que esta lutado pela sua nação. Nos filmes mostram muito bem isso, somente prestar atenção nas músicas e a sensação do que ela esta passando. De agora em diante, aposto que conseguirão interpretar um filme ou documentário.

Por favor comentem a matéria

Trabalho sobre o feminismo
http://www.marcioconsciencia.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. Excelente análise,sempre percebi q filmes e documentários tem na verdade a intenção de manipular as pessoas.

    ResponderExcluir