terça-feira, 1 de abril de 2025

O moral


Na língua portuguesa existe a diferença entre 
A Moral, e, O Moral!
O que sustenta a tropa é a sua moral, que irá determinar o sucesso ou fracasso da sua missão, os seus objetivos devem ser claros, não deixando se abater fisicamente ou emocionalmente por situações externas. É a grande vontade de obter resultados satisfatórios, tendo persistência, resiliência, não desistindo tão facilmente perante as dificuldades.Tanto na guerra ou vida na sociedade enfrentamos constantemente conflitos, e aprendendo a sobreviver nesse mundo hostil cheio de inimigos. Existem vários tipos de inimigos, suaves, médios, e grosseiros.
Os inimigos suaves são aqueles sutilmente coloca medo e dúvidas para tudo aquilo  que quer fazer, sempre colocando dificuldades, fazendo perder à vontade de fazer as coisas. São os falsos amigos!
Inimigos médios são aqueles que sempre estão armando para você, e você sempre esta perdoando. São manipuladores, sempre te colocam em situações difíceis e constrangedoras, mas você não se dá conta.
Os inimigos grosseiros são aqueles que querem a sua destruição, faz qualquer coisa para te prejudicar, mesmo que custa a sua vida. Esses são mais perigosos, porque querem a sua destruição.
Na vida social sempre devemos identificar quem são os nossos inimigos, isso depende muito para nossa sobrevivência, e como resolver situações adversas. O moral está relacionado com a capacidade de lidar com as dificuldades, sobreviver um terreno hostil, resiliência mental, e a capacidade de derrotar todos os seus inimigos. O moral significa estado de espirito, ânimo, disposição, coragem, firmeza, enfrentando até mesmo a morte.
Para sobrevivência de uma nação ou (ou até mesmo de um individuo) deve-se desenvolver o moral, que é a determinação, perseverança, interesse de resolver conflitos,  e ter empenho para as suas conquistas. Ter a capacidade de persistir diante dos obstáculos, mantendo o foco nos objetivos e sempre seguir em frente mesmo diante de todas as adversidades. Sem determinação fica impossível de alcançar resultados satisfatórios, porque é a determinação que nos impulsiona a superar os desafios e a persistir até alcançarmos os nossos objetivos.
A determinação é um dos pilares da disciplina militar, mas também pode ser aplicado na sociedade, quando a sociedade se defende das agressões internas e externas. A eliminação dos seus inimigos se torna importante para a sua própria sobrevivencia, e até mesmo para a nação. Depois deve-se partir para a ação, é estar preparado para os conflitos. Mesmo diante de todas as dificuldades, sempre deve ter persistência até conseguir os seus objetivos. Os objetivos pode durar dias, semanas, meses ou décadas, mas uma hora vem!
Para um bom funcionamento de uma instituição militar, tudo depende do comandante! Quando o comandante é bom, tudo funciona perfeitamente, não tem alterações dos soldados, eles são obedientes, e há um espirito de corpo. Mas, quando o comandante é ruim, tudo no quartel começa a dar errado, há várias alterações, os soldados desobedecem às ordens, expulsões, e acaba totalmente com o moral dos soldados, porque se sentem desmotivados, desvalorizados, e até mesmo deprimidos. 
O que acontece nos quartéis, acontece a mesma coisa na sociedade, quando uma nação é governado por políticos corruptos, o moral da sociedade decai, as pessoas sentem desmotivados, decadência moral, e valores invertidos. O que o sistema faz é destruir totalmente a sua autoestima, levando à depressão, loucura, assassinatos e suicídios em massa. O governo possuem equipes de cientistas destinados somente para a destruição da sociedade, pois os cientistas não trabalham em prol da nação, mas sim dos poderosos.
Existem homens que nasceram para ser lideres, esses são responsáveis de levar a sociedade ideal, para o bem da coletividade. Mas, o mundo é governado por pseudo lideres, que estão preocupados com politicagem, e defendem os seus próprios interesses. Quem são os nossos verdadeiros inimigos são os políticos, militares e ordens secretas. Enquanto a sociedade brigar entre si, esses malditos sempre continuarão no poder. Devemos ter o foco bem claro, quem são os nossos inimigos, desde os inimigos pessoais, e os inimigos da nação. 
Em todas as eras da Historia da Humanidade, sempre nasceram os heróis, homens com ideais que libertaram o seu povo, e serviu de exemplo para as gerações futuras. O que nós estamos deixando para as próximas gerações? Como eles vão nos enxergar? Será que eles vão pagar pela nossa negligência? Nós devemos ser exemplos para próximas gerações, devemos alerta-los para eles aprenderem a serem um povo livre. O moral é a capacidade de um grupo de se unir persistentemente e consistentemente em busca de um propósito comum. Com o moral elevado, você terá menos probabilidade de desistir ou se render. Isso é extremamente importante para a sobrevivencia até mesmo da nação.
Ação é a disposição para agir, atividade, movimento, espírito de luta, resolução de conflitos, eliminação dos inimigos, um evento realizado por um individuo com propósitos e guiados por uma intenção. Intenção é tudo aquilo que você pretende fazer? Quais são os seus propósitos? Quais são as suas ideias e planos? Como pretende realiza-los? Intenção e a disposição andam juntos! Então qual é a sua disposição de enfrentar as dificuldades da vida? Quais são as suas verdadeiras intenções para resolver os conflitos? 
A vida na sociedade não tem espaço para sentimentalismo, devemos despertar o ódio perante quem quer nos destruir, pois a sua sobrevivencia depende exclusivamente disso. O inimigo não possue nenhuma espécie de sentimentalismo por ti, e se cair nas mãos dele, será a sua destruição. Existe uma força interna em nós, que nos dá força para vencer os nossos inimigos, mas essa força foi reprimido por fatores externos, quando nos fizeram amar os nossos inimigos, reprimindo o sentimento de ódio. O ódio quando usado como mecanismo de defesa, pode salvar a sua vida, da sua família, da sociedade, e até mesmo da nação.

Márcio de Andrade