quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Arte Ninja.



Cresci dentro de uma escola de kung-fu, Shao Lin Norte, onde tive os meus primeiros contatos com os orientais, como vocês perceberam sou fascinado pelos orientais, como chineses, japoneses, coreanos, tailandeses, sou fã número 1 desses povos. Pela prática do combate corpo a corpo, desenvolvi uma grande percepção de combate, quando deveria atacar ou recuar perante ao adversário. Kung-fu significa "habilidade após de muito esforço!", mas a palavra ninjutsu também significa "habilidade".

Formei em teologia taoísta, pertenci a Escola Unitária Ortodoxa, localizado no bairro de Cosme Velho, Zona Sul, perto do Corcovado. O mestre era Chergn, que infelizmente morreu de câncer de estômago em 2004, quando soube do seu falecimento fiquei muito triste. Depois estudei com o mestre Hamilton, que foi discípulo do mestre Chergn.

Tinha começado com estudos do Sun Tzu, depois de alguns anos fui estudar a arte ninja na escola Bujinkan, para aprender técnica de guerra dos ninjas. Essa escola pertence ao Maasaki Hatsumi, que e o pai do Jiraya na série. Tenho conhecido meu, que treinou com ele no Japão, o meu maior sonho  conhecê-lo pessoalmente. 

Mas, para minha surpresa, a técnica de combate e guerra dos ninjas foi tirado do general chinês Sun Tzu. Sun Tzu teve uma forte influência nas artes marciais japonesas, ensinando estratégias de guerras. Um fator interessante, a Índia teve forte influencia cultural e religiosa em todo oriente, principalmente na China. 

Quando entrevistei o mestre Chan Kwok Wai, que trouxe o kung-fu Shao Lin Norte para o Brasil, disse uma coisa interessante, quem ensinou os monges Shao Lin a lutar foram os indianos. Monges indianos viajaram para China e ensinaram os chineses a lutar, e o monge mais famoso foi Bodhidharma. Na Índia tem a castas dos Ksatryas, ou seja, a ordem dos guerreiros, foram eles que ensinaram os monges Shao Lin a lutar. Os chineses têm raiva dos japoneses, porque os japoneses copiaram tudo dos chineses, e os japoneses pegaram a fama. Até a palavra ninja se derivou do kung-fu, que significa habilidade. Estudando os textos védicos, até mesmo o general chinês Sun Tzu, aprendeu estratégias de guerras com os Ksatryas, assumo que fiquei impressionado com isso.

Já falei a introdução, então irei direto sobre o episódio da série Ninja Jiraya, exibido nos anos 90, pela extinta Rede Manchete. Assistindo toda à série, você irá perceber que toda arte ninja, objetiva enganar o inimigo, você tem de fazer o inimigo acreditar na sua mentira, e cair na sua armadilha. Aprenda uma coisa, a mentira é a arma mais eficaz de controle, assim que os governos controlam as mentes das massas. A mentira junto com a propaganda, se torna a arma mais eficaz de controle e destruição dos inimigos. Mente para os seus inimigos e faz acreditar em você! Isso que se baseia na arte ninja! 

Tetsusan Yamachi fala na toda série: "Você quer enganar os seus inimigos, primeiro engana os seus amigos!". Isso significa que não devemos confiar nos amigos, principalmente quando o assunto for sério, ou pode te comprometer ou desmorarizá-lo. Amigo de hoje, pode se tornar inimigo amanhã, e vice-versa. Nações horas são amigas, horas são inimigas! Não existem nações amigas, esse é o primeiro conceito das Relações Internacionais. No desenho do He Man fala isso também, "O seu pior inimigo pode ser o seu maior aliado!" Isso significa quando os dois têm inimigo comum, mas pode se unir para destruir inimigo em comum.

A série exibida foi muito interessante, mostra a realidade japonesa, pois no Japão não existe hospital público, então quem fica doente, e não tem dinheiro para tratamento, o governo deixa morrer. Quando estudava japonês, os japoneses falavam para mim: "Vocês brasileiros reclamam que os hospitais públicos do Brasil são uma porcaria, mas pelo menos vocês têm atendimento, no Japão não temos isso! Aqui tem fila de espera, então vocês tem alguma chance de se operar de graça, mas isso não acontece no Japão. Se um japonês não tiver dinheiro para pagar a operação, o governo deixa morrer!".

Foi isso que a série não mostrou, somente quem conhece a cultura japonesa sabe disso. Então revoltado Aman Negro se vinga do mundo, deixando se corromper, porque a sua mãe morreu, devido por não ter dinheiro para pagar o tratamento. Pessoas boas podem se transformar em assassinos cruéis, devido a grande perda que teve na vida, nesse caso, a mãe dele morreu, por não ter dinheiro para o tratamento. 

Pessoas boas que se tornaram cruéis, perversos, assassinos, bandidos, marginais, traficantes, etc, pelo fato de ser discriminado por ser pobre e rejeitado na sociedade. A sociedade forma o seu próprio matador através do preconceito e discriminação, depois se julgam de vitimas querendo a pena de morte. Foi isso que aconteceu com Aman Negro.

Aman Negro fez o uso de venecídio, que manipula e usa venenos para fins criminosos. No Japão é muito comum o uso de veneno, que pode comprar em qualquer loja. No Japão tem muito suicídio, então quando o japonês quer cometer suicídio, ele não quer morrer sozinho, então envenena o suco da escola para matar dezenas de uma vez. 

Nos Vedas fala uma coisa interessante: "A velhice é a irmã mais nova da morte!". Durante a minha vida, conheci homens que eram destemidos, mas a idade chega para todos, e eles baixaram a cabeça para os mais novos. Isso aconteceu com o meu avô, era basco que lutou contra os espanhóis, já com idade avançada, estava sentado na cadeira da barbearia, então tinha entrado um cara novo, mandou o meu avô sair para dar lugar para ele. O meu avô levantou e cedeu o lugar. 

O barbeiro perguntou para o meu avô, porque tinha cedido o lugar, que era homem valente, que era mestre de lutas e armas, então o meu avô diz: "Isso foi no passado, agora estou velho, não tenho forças para brigar com alguém mais novo do que eu! A velhice quebra o homem!".

Foi exatamente o que aconteceu com o ninja que criou Aman Negro, estava velho para lutar contra o seu ex discípulo. Ali só vemos a cena do episódio, mas o que aconteceu realmente no passado? No Japão é muito comum os mestres espancarem os seus discípulos nos treinos, então é muito comum, os discípulos se vingarem dos seus mestres, quando ficam idosos. Isso que pode ter acontecido com Aman Negro, quando o mestre disse que era culpado também, por não ter educado direito. Como o velho tratou o Aman Negro no passado? Fica essa pergunta?

Isso me vez lembrar quando estava no exército, tinha um general da reserva, que era conhecido como general dos gatos, porque gostava alimentar os gatos no Forte de Copacabana. O filho da puta gostava humilhar todos os soldados, chegou até mesmo a me humilhar. Em 2022, o vi em num bar em Copacabana, estava bem velhinho, juro que me controlei para não dar uma porrada nele. Então toma cuidado, você esculachar alguém que é muito mais novo do que você, e ele se vingar de você quando ficar velho. Por isso, devemos respeitar todo mundo, principalmente as crianças, porque não sabemos o que ele pode se tornar quando crescer, e eles poderá se vingar de você!

Um fator interessante, o ninja velho se fingiu de fraco para saber a força do inimigo. Depois que descobriu a força do inimigo, ele foi enfrentá-lo, preparado para matar ou morrer. Tortura psicológica é a pior coisa que existe, então devemos colocar um fim nisso, foi isso que o velho ninja fez! Mas, o trama não foi a favor dele, infelizmente acabou morrendo. 

Esse episódio foi uma grande lição, como velhice destrói a valentia, destrói a coragem, destrói a sua força, destrói a sua mente, destrói os seus sentidos, destrói a sua vontade de viver. Devemos respeitar as crianças, porque não sabemos o que eles vão ser quando crescer! Respeitar as pessoas, não discriminar por causa, do seu status social! Engana sempre os seus inimigos!

Fique com essa grande lição!

Que todos possam sentir bem e felizes!

Márcio de Andrade.