O Confrade disse: "As Máscaras Sociais são extremamente necessárias para você sobreviver no mundo de hoje sem ser ostracizado. Encaro a Máscara Social como uma estratégia de sobrevivência, como dizia o Sun Tzu: Você tem que ser cauteloso ao se mostrar para os outros, nunca mostre o seu verdadeiro eu, mostre apenas partes de você. Nunca diga nada sem pensar, porquê se você não filtrar aquilo que mostra e pensa, você ficará exposto e vulnerável e isso é um erro estratégico.
O confrade fez um questionamento interessante, que a máscara social é indispensável para questões de sobrevivência na sociedade. Isso fez lembrar do livro "Os Protocolos do Sábio de Sião", que diz: "O mundo é regido pela mentira e falsidade, pessoas francas e sinceras cairão no fracasso. Excesso de sinceridade e verdade, não é virtude, mas sim fraqueza! Reis perderam impérios por falar a verdade, mas se tivessem mentindo, estaria governando o seu reino!".
Concordo com ele, o mundo é realmente movido por mentiras e falsidades, você entra no jogo, ou você é descartado por ele, não existe meio termo. Mas, aqui é um ensinamento importante, nenhum conhecimento pode ser levado ao pé da letra, tudo na vida depende da situação do momento.
Não existe você ser sincero o tempo todo, porque se fizer isso, sempre vai entrar em conflito com as pessoas. O máximo que pode fazer, é fingir de burro, que não sabe de nada. Mesmo que você finge de burro, as pessoas vão perceber, que está mentindo, e mesmo assim, pegara raiva de você.
Já reparou que existem pessoas, têm ódio de você, mesmo não tendo feito nada contra ele? Porque isso acontece? Eles te odeiam, não porque fez alguma coisa errado, mas sim, por ser o que você realmente é. Uma pessoa boa, sincera e transparente.
Eles te odeiam, não porque fez alguma coisa de errado, mas sim, eles te odeiam, pelas coisas, que você não fez. Você seguiu a sua consciência, em vez de obedecer às cartilhas sociais. Você não abaixou a cabeça para ninguém, mesmo que o outro tenha um título importante! Não precisou se anular para pertencer ao mundo.
Uma vez assisti ao vídeo do Carl Jung, que diz: "É uma ideia difícil de aceitar em um mundo que nos ensina desde cedo que tudo precisa ser conquistado com suor, esforço e persistência. Se você não correr, outro vai tomar o seu lugar, se não lutar, vai perder. Mas essa lógica de guerra constante nos desconecta de algo muito mais sutil, o tempo da vida, o ritmo da alma, a sabedoria do invisível".
Mais cedo ou mais tarde em nossa vida, as máscaras sociais cansam, porque se você naturalizar as máscaras, a sua vida se torna superficial, artificial e a perda da personalidade. Por isso, que muitos têm crises existenciais, sendo dependente de remédio de tarja preta.
Tudo na vida é conscientização! Quando não conquistar a sua consciência, a sua vida sempre será no automático. Existe uma força dentro de ti, que te dá vida. A luz interna é na verdade a sua alma! Busque-a.
A sua primeira responsabilidade é buscar o caminho da naturalidade, desenvolvendo a autenticidade, perdendo a capacidade de fingir.
A segunda é não usar mais máscaras sociais, não ficando preocupado de ser aceito por grupos. Realmente você terá muitas perdas, amigos vão embora, a família não quer saber mais de você, os relacionamentos acabam, o emprego se torna insuportável, ou seja, somente perdas.
Mas, existe um paradoxo nisso tudo, mesmo perdendo tudo, você tem paz de espírito. Não tem ninguém te perturbando! Não têm mais conflitos internos! Eliminação dos traumas e complexos! Paz interna, mesmo com todos os conflitos do mundo. São ganhos através das perdas.
Ser sincero, não no sentido de ofender as pessoas, por exemplo: "Fulano, para mim, você é uma merda!". Isso não é sinceridade, isso significa que você é mal educado, ignorante e estupido. Ser sincero, no sentido de não enganar as pessoas, sendo transparente.
Pessoas mentem, porque faz muitas coisas erradas na vida. Se você não fez nada de errado, não existe necessidade de mentir. A expansão da consciência, se dá na incapacidade de mentir, enganar e manipular as outras pessoas.
Terceiro você queima todas as falsidades automaticamente. Todo mundo já sentiu isso, você está conversando com uma pessoa, e percebe que está falando contigo por educação, vestindo uma máscara. As falas não corresponde com os pensamentos, ou seja, pensa uma coisa, mas fala outra. Vai falar, que nunca sentiu isso? Tem pessoas que falam: "Fulano está de falsidade comigo, mas também estou de falsidade com ele!". Então pergunto: "Você não senti desconforto físico e mental, quando precisa mentir, mesmo que seja por cortesia social?".
Alguma coisa dentro de você, rejeita a falsidade, assim como o seu estômago devolve aquilo que consumiu alguma coisa estragada. Aversão à falsidade te torna impossível de tolerar, não consegue fingir, não consegue usar máscaras sociais, não consegue participar das hipocrisias, você simplesmente sente nojo disso tudo.
As pessoas têm a capacidade de mentir educadamente, sorrir falsamente, perder a própria personalidade para ser aceita. Você simplesmente não consegue fazer isso, porque se fizer, irá sentir que está traindo algo fundamental do seu núcleo.
Você observa à falsidade é essencial para a sobrevivência na sociedade.Mesmo quando a verdade te custa relacionamentos, empregos, aceitação social, você prefere estar sozinho sendo autêntico a viver na mentira.
Na maior parte do tempo, você estará sozinho, isso não é castigo, mas sim, tomada da Consciência. Você aprende amar a solidão não como ausência de pessoas, mas como presença Divina.
Se você sente solidão, isso não é castigo, mas sim, uma grande oportunidade que a vida está te dando, para ter um encontro consigo mesmo! É o fluxo natural da vida! Mas, porque temos resistência, e não aceitamos isso? A resposta é simples, a sociedade, a cultura nos ensinou tudo ao contrário do fluxo natural da vida!
Desde criança ouvimos: "Dependemos dos outros para viver!", "Homem é um ser social!", e assim por diante. Esse tipo de educação social, que faz ir contra o caminho da naturalidade, que é a solidão positiva. Repito solidão não é castigo, é o seu ambiente natural.
Os seus inimigos nunca vão compreender que a sua inteligência não é mental, mas espiritual. Vão te taxar de "estranho", "maluco", "diferente", "reservado", ou seja, vão te rotular, porque eles não entendem a sua soberania emocional e mental. Você não precisa provar nada a ninguém. Sua postura tranquila prova que você já venceu a batalha antes mesmo dela começar. Você vence uma briga, simplesmente não brigando! Você vence uma discussão simplesmente não discutindo!
Uma vez assisti ao vídeo chamado "Os Escolhidos" que diz: "O que eles não entendem é que você está jogando um jogo diferente, um onde a pressa é inimiga da estratégia. Você não busca vitórias pequenas, você busca o cheque mate final, aquele que transforma o campo de batalha".
A realidade externa está em conflito com a realidade interna, por isso que você está preso no círculo vicioso, não consegue mudar a sua realidade. A sociedade está tão presa no condicionamento material, quando escuta a expressão, "mudar a realidade", a primeira coisa que pensa é como ficar rico, ter um bom casamento e emprego, e assim por diante. Não conseguem enxergar além disso.
Mudar a realidade significa sair do cativeiro material, não colocar máscaras sociais, ser você mesmo, sair da depressão e angústia, aceitar a si mesmo, não querer provar nada para ninguém, ter uma vida tranquila, e principalmente paz de espírito. É seguir o fluxo natural da vida! É o caminho da naturalidade.
Na vida sempre nadamos contra ou a favor da correnteza. Às vezes se torna necessário nadar contra a correnteza, mas uma hora cansa. Às vezes nadamos a favor da correnteza, mas nos leva para o abismo. Mas, tem momentos que você para de nadar contra ou a favor da corrente, e pela primeira vez fosse levado pela correnteza certa. Na corrente certa não existe esforço e nem cansaço. É o momento em que você começa a ouvir a si mesmo em vez do mundo.
Você não está recebendo a verdade, está apenas encarando uma coisa que estava dentro de ti. Você para chegar à luz, precisou atravessar à escuridão.
Você irá começar a perceber que todas as rejeições, foi na verdade um redirecionamento, que moram as respostas de tudo que você busca. Às vezes, aquilo que você jurava ser o centro da sua vida era na verdade, um desvio. Nem todo mundo vai se sentir confortável ao lado de alguém que vive a própria verdade.
Márcio de Andrade
Márcio de Andrade

Nenhum comentário:
Postar um comentário