quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Quer conquistar o mundo despreze-o!



A sociedade é um cativeiro, nunca irá se desenvolver, porque
viverá sempre na função do outro.


“Quer conquistar o mundo despreze-o!” Márcio, pesquisei no Google e nos idiomas orientais e não vi que é uma frase budista!

Mas faz sentido! Poderia fazer uma postagem sobre a conquista do mundo através do desprezo?

Anônimo 


Todo sofrimento humano é ocasionado por querer ser aceito por todos, a tal ponto que acaba nem aceitando a si mesmo, sempre procurando aprovação dos outros. Muitas das vezes perdem a própria personalidade, não fala o que pensa e nem que sente, com medo se ser reprovado aos olhos dos outros. Obedecem às normas dos grupos, com medo de ser discriminado e ser rotulado como maluco. Acaba se reprimindo, vivendo sempre na função dos outros, não realiza aquilo que quer, não busca os seus sonhos, não realiza as suas vontades, ou seja, a sua vida é vazia.

O mal do ser humano é buscar sempre a fama e reconhecimento, mas esquece de que se paga um preço muito alto para isso, tendo a sua existência resumida somente em decepção e frustração. Não possuindo forças para ir contra a sociedade lhe impõe, não realiza as suas vontades, que no final acaba sempre com doenças mentais e físicos. Não busque fama e reconhecimento dos outros, seja você mesmo, não procure reconhecimento e aceitação dos outros.

Desprezar o mundo significa ir contra tudo aquilo que os outros quer que você seja. Não seja exibicionista, querendo mostrar sempre as suas qualidades e talentos, fique quieto, ficando sempre na sua. Não seja grande, seja pequeno! Ser grande significa ser arrogante, exibicionista, sentir superior, querendo sempre provar para os outros. Ser pequeno significa ser humilde, simples e não exibicionista, não querendo provar nada para os outros, mesmo quando domina o assunto. Seguir o caminho da simplicidade, ignorar o mundo, e valorizar somente as coisas simples. Busque sempre a sua própria natureza, e segue o rumo natural da vida, ou seja, o caminho da naturalidade, e não da artificialidade.

Quando estiveres numa roda de conversa, e alguém puxa um assunto da qual você domina, fique quieto na sua, não queira mostrar os seus conhecimentos. Não queira ser reconhecido como mestre, mesmo que você seja. Não ensina nada para os outros, a não ser que lhe peça para ensinar.

Devemos desprezar o mundo agindo contra aquilo que o mundo quer que você reaja. Não ser materialista e nem buscar a satisfação dos sentidos, pois somente na simplicidade que podemos ver as coisas com mais clareza. A felicidade está nas coisas mais simples, e nunca serão felizes na matéria, porque a natureza não permite. Assim como o incêndio na floresta, que pega fogo pela ação da natureza, ela faz a mesma coisa na nossa vida, queima e destrói todas as nossas coisas materiais.

Uma frase taoista fala sobre isso: “Nunca seja grande, seja pequeno. O vento pode arrancar uma arvore que é grande e grosso, mas é impossível arrancar uma grama, que é pequeno e flexível!”. Seja a grama e não uma árvore.

O preconceito e a discriminação existem porque a natureza quer ensinar a você a valorizar a si mesmo, não precisando a aceitação dos outros. Eles existem não é a toa! Pois quando a pessoa aceita a si mesmo, não procurando aceitação dos outros, os sentimentos inferiores irão desaparecer. As pessoas sofrem porque foi ensinado desde criança que nós precisamos sempre dos outros para existir. Engano seu, você foi jogado no cativeiro ficando preso sempre emocionalmente nos outros, não aguenta viver sozinho, sofre de solidão e muitas das vezes passa por humilhações sem necessidade.

Um alpinista para chegar ao topo na montanha, ele chega sozinho sem a presença e o reconhecimento dos outros. Mas, quando chega ao topo, ele tem a satisfação pessoal, mesmo não tendo a presença e o reconhecimento dos outros. Na vida é mesma coisa, devemos ser igual ao alpinista para chegar ao topo, deve ir sozinho sem a aprovação dos outros. A caminhada é sempre sozinho, mesmo não sendo reconhecido pelas outras pessoas.

Não queira ser bajulado pelas outras pessoas! Segue o seu rumo, escolhe o seu caminho, e vá sozinho, não querendo a aprovação dos outros. Não busque dinheiro, mas sim a consciência, vida simples e pensamento elevado, pois a felicidade está nas coisas mais simples, pois a natureza irá destruir tudo aquilo que tem de material. Não existe felicidade na matéria, somente nas coisas espirituais.

Às vezes devemos até mesmo rejeitar a nossa família, porque pode ser obstáculo para atingir os nossos objetivos. Os nossos piores inimigos pode ser os nossos próprios parentes. Qual o tipo de família que você tem? Mas, devemos agir com senso de justiça, será que a sua família não presta, ou você não que não presta? Se você não presta, busca consciência e corrige os seus maus hábitos, abandonando todos os vícios. Estamos nesse mundo para passar um processo de correção interna, e não perder tempo em coisas banais e fúteis.

Rejeitar o mundo significa remar contra a maré, não segue a cabeça de ninguém, aprende a interpretar a vida, somente assim saberá qual o destino que irá tomar. Aprenda a pensar por si próprio, desenvolva o poder de raciocínio e de observação, somente assim irá desenvolver a intuição e insight, que são elementos para ter sabedoria, somente assim terá paz de espirito, mesmo tendo todos os conflitos do mundo.

Deixo essa reflexão!

Sejam Felizes e Superam Todas as Paixões!

Márcio de Andrade

2 comentários:

  1. Que aula de sabedoria irmão.
    Obrigado por compartilhar conosco !!

    ResponderExcluir
  2. Eu não recebo a notificação de seus textos. É uma falha do Google. Mas sempre venho aqui pra ver se apareceu algum texto novo. Muito bom os seus textos. Seu canal do YouTube também é legal...

    ResponderExcluir