quinta-feira, 19 de novembro de 2020

A vida é uma ilusão.


A juventude e a vida são apenas ilusões, pois o tempo passa tão rápido, que nos dá a sensação de que tudo vivemos, na verdade nunca existiu, somos apenas guiados pela nossa memória. Não devemos nos lamentar pelo passado, e nem se lamentar pelos vivos e nem pelos mortos, a vida humana deve ser resumida em aprimoramento espirítual, nós estamos preocupados em ter e não em ser!

Umas das sensações que mais tenho desde infância, de que não existo, parece que estou sonhando, e tudo não passa de uma ilusão. A sensação que tenho, estou no futuro, me lembrando nos dias de hoje, por exemplo, já me sinto com 80 anos de idade, me lembrando quando escrevi essa matéria hoje. Ou seja, sinto que estou no futuro, me recordando no dia de hoje. Existe uma coisa que acontece comigo desde criança também, é quando há um tipo de clarão no sentido de ficar tudo mais nitído, sempre há um salto no tempo. Por exemplo, quando escrevi essa matéria, já deu esse "clarão", isso significa que já passou alguns anos futuro, esse momento agora é apenas uma ilusão do tempo. Isso às vezes me dá desespero, porque dá uma sensação de inexistência muito grande, e fico questionando, "O que é a vida?". 

O presente, passado e o futuro são simultâneos, acontece tudo ao mesmo tempo, quando você pensou hoje entrar no blog para ler as matérias, isso foi o futuro. Quando começou a ler, era o presente, e quando terminar de ler será o passado. Os 3 tempos são simultanêos, mas não damos conta disso, as perdas existem para nos mostrar, que tudo na vida são apenas ilusões, somos apenas guiados pelas nossas memórias. Nós existimos, mas o tempo passa tão rápido, mas tão rápido, que dá a sensação de que nunca existiu, por isso, se diz que a vida é uma ilusão.

Memórias causam sofrimentos nos seres humanos, sofrem com o passado, positivo ou negativo, vivem em nostalgia, mas são tudo apenas ilusões da nossa mente. Ilusão significa aqui, é tudo aquilo que não é permanente, tem tempo certo de duração, hoje isso pode te dar prazer e ficará registrado na sua memória, mas essa mesma memória, irá causar sofrimento no futuro, porque irá ficar preso no passado, mas nos dias atuais se encontra numa outra realidade. 

A dor da saudade é a pior coisa que o ser humano pode sentir, lembro de quando passeava no cemitério, uma coisa que estava escrito em todos os túmulos a palavra "saudades", pois a coisa mais triste desse mundo é ir ao velório, e sabe que nunca mais verá aquela pessoa, só ficará viva na memória. O cemitério é um grande arquivo de memória, para mostrar que aquela pessoa existiu, mas na realidade é apenas uma ilusão. Cemitérios são maior prova de que não existimos, que tudo na vida é passageiro, mostrando que somos apenas apegados a nossa memória. Saudades é o pior sentimento negativo que pode existir, tanto de pessoas mortas ou vivas, ou de lugares que frequentou no passado. Eliminem esse sentimento inferior chamado saudades!

Dizem que no momento da morte, passa um filmezinho na sua mente, mostrando as coisas boas e ruins, e isso traz muito sofrimento na hora de partir. Existe um provérbio taoísta que diz: "Seja convidado da morte, não seja expulso pela morte!". O que significa isso? Ser convidado da morte significa, aceitá-la no momento de partir, reconhecer que o momento chegou, fechar os olhos e partir. Ser expulso pela morte, significa não aceitá-la no momento de morrer, lutar contra ela, ser apegado na família na hora de partir, então será expulso a força, causando muito sofrimento na hora da morte. Como os 3 tempos são simultanêos, na realidade já estamos todos mortos, o que dá a sensação de que estamos vivos é apenas a memória. 

Não existe amor nas coisas matériais, só existe em coisas espirituais! Não existe amor entre homens e mulheres, o que existem são as satisfações dos sentidos, apegados nas sensações corpóreas. A maior prova disso, casais no passado que se amavam e fizeram juras de amor, nos dias atuais se odeiam, e tornaram maiores inimigos. Amigos que amavam no passado, mas nos dias atuais, passam na rua e fingem que não te viu, ignorando a sua presença. Pensem por si próprio, refletem, você teve relacionamento com alguém, alguns meses ou anos, mas quando terminou o relacionamento, parece tudo que viveram foi apenas um sonho, nada daquilo aconteceu! Isso é uma afirmação, porque todos sentem isso, faz lembrar quando uma senhora depois de 40 anos de casada, ficou viúva e disse: "Márcio parece que tudo foi um sonho, parece que nada existiu, apenas lembranças, que traz sofrimentos!". Um astro pode durar milhões ou bilhões de anos, mas um dia acaba! Esse é o significado do fim, nada existe, são apenas sensações boas, neutras ou más, registrados em nossas memórias, mas mesmo assim causam sofrimentos. 

Essas são as reflexões que mais tenho, desde criança, mas ao mesmo tempo dá uma sensação de inexistência, mas ao mesmo tempo, pode te libertar da prisão do passado. Por mais triste de merda, que foi a sua vida, pode ter certeza, tudo foi apenas uma ilusão, que está apegado ao passado. Passado não pode ser editado, mas podemos editar o nosso futuro. Aprenda trabalhar e ser aliado do tempo, por exemplo, "Quero fazer um curso que dure 1, 2 ou 5 anos, mas é muito tempo!". Isso é ilusão, começa fazer o curso e verás como o tempo irá passar rápido. 

Ultimamente tenho pensado muito nisso, nesse tempo de pandêmia, lembro dos meus amigos de infância que nunca mais vi ou passam por mim, fingindo que não me conhece. Lembro dos amores que tive, mas hoje em dia não sinto mais nada! Lembro do meu pai, mãe, tia e outros parentes que partiram, que não existem mais. Lembro dos animais de estimação que tive, mas já encontram todos mortos! Lembro da casa e da rua onde morava, que não existe mais! Lembro de todos os momentos, mas nenhum deles existem mais! 

Em 2012 quis reviver todos esses momentos, voltando ao local de origem, mesmo querendo reviver, não obtive sucesso, porque tudo estava mudado, as pessoas eram outras, não encontrei os meus amigos de infância, todos mudaram e desapareceram do mapa. Ai que lembrei da famosa frase: "Ninguém pisa na água do mesmo rio, duas vezes!". Depois de adulto, entendi perfeitamente essa frase, o rio é o mesmo, mas a água é diferente. O mesmo aconteceu comigo, os locais eram os mesmos, mas as pessoas eram todas diferentes. Por isso, que devemos respeitar o início, meio e o fim de todas as coisas, assim como na vida, tudo tem a primeira vez, ao contrário também é verdade, tudo na vida sempre haverá a última vez, e isso deve ser respeitado. A vida é um eterno ciclo, e irá continuar até o momento da sua morte. Os ciclos acabam somente na hora da morte!

Sejam Felizes e Superam Todas as Paixões!

Márcio de Andrade



Nenhum comentário:

Postar um comentário